VALORES OLÍMPICOS/PARALÍMPICOS

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio estudaram os Valores Olímpicos durante as aulas de Filosofia, sob a coordenação da Professora Neli Mendes. Paródias, intervenções teatrais, cartilhas e produção de vídeos estão entre os trabalhos feitos pelos alunos. De acordo com a Professora Neli, “mais do que eventos esportivos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são momentos históricos em que o mundo vê o que a humanidade pode realizar. Eles têm o poder único de despertar emoções profundas e positivas em todos nós e nos fazer viver os chamados valores olímpicos”.

Descubra e leve para sua vida cada um deles.

Amizade: o espirito olímpico celebra a amizade, porque com ela existe confiança, empatia e solidariedade, sentimentos que promovem a convivência harmoniosa entre as pessoas e que são essenciais também no esporte.

Inspiração: histórias e realizações de atletas paralímpicos são poderosas fontes de inspiração porque mostram que há sempre uma maneira de alcançar um objetivo. Isso estimula as pessoas a fazerem mais e melhor em suas próprias vidas.

Igualdade: a igualdade vem da compreensão de que todos têm a mesma importância e merecem as mesmas oportunidades e tratamentos. O esporte paralímpico, seja ele amador ou de elite, reflete ao mostrar a capacidade das pessoas com deficiência física.

Respeito: O respeito é o princípio básico de convivência. Demonstrar respeito é ter consideração pelo próximo, seguir as regras e entender que todos merecem ser tratados com dignidade.

Determinação: ultrapassar obstáculos é possível quando se vê aonde se quer chegar. O esporte paralímpico representa perfeitamente a determinação, pois o atleta leva suas habilidades físicas ao limite para atingir suas metas.

Excelência: a igualdade vem na vida e no esporte, o esforço é encorajado porque leva a excelência. Só a busca por ela mostra quão bom pode ser um resultado e quanto uma pessoa pode se desenvolver.

Coragem: ir além de suas expectativas, mesmo que exija um grande esforço. A coragem, tanto para o atleta, quanto para qualquer pessoa que esteja buscando algo, é essa forca que ajuda a lutar contra a dor, a incerteza e o cansaço.