PROJETO NOS TRILHOS DO CONHECIMENTO

Como parte da programação do Circuito Científico, os alunos da Turmas 200 e 300 do Ensino Médio participaram do Projeto “Nos Trilhos do Conhecimento”, desenvolvido pelos professores Jorge, Natanael e Renato, nas disciplinas Química, Física e Matemática. Alunos  e professores realizaram uma visita ao Complexo da Maria Fumaça que é composto, entre outras instalações, de uma estação ferroviária e uma oficina de máquinas, ambas abertas à visitação pública. O principal objetivo desse projeto, além de despertar nos estudantes o interesse em participar da preservação e conservação dos acervos históricos da cidade de Ipatinga, foi mostrar os diversos conhecimentos técnicos/científicos envolvidos no funcionamento das máquinas à vapor: cálculos matemáticos de dimensionamento, processos químicos de combustão e corrosão e processos físicos termodinâmicos. De acordo com o Professor Jorge, “para qualquer cidadão ipatinguense, conhecer esse acervo histórico é como uma viagem no tempo da história do município de Ipatinga, que teve no transporte ferroviário, de cargas e passageiros, um fator de suma importância para o desenvolvimento industrial da nossa região, do nosso estado, e porque não dizer, do nosso país”.