“Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história.” (Auguste Comte)
Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas e conferências fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. Aliás, uma das etapas da maior importância do método científico, justamente aquela que distingue uma ciência exata dos demais ramos do conhecimento humano, é a experimentação. Quando realizamos um bom projeto científico, trabalhamos quase da mesma maneira que os cientistas profissionais. Como eles, observamos, experimentamos, investigamos, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses, mediante mais experimentos, tudo isso com o objetivo de aprendermos mais. O Circuito Científico, desenvolvido no Ensino Fundamental e Médio do Colégio John Wesley, tem como objetivo estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento. A base do projeto é levar o aluno a um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e tecnológico.
PROJETOS DESENVOLVIDOS:
Fisicar – Ensino Médio
Campeonato de Fatos – Ensino Fundamental
Jogos Matemáticos – Ensino Médio
Aulas Práticas de Ciências, Biologia e Química – Ensino Fundamental e Médio
Trabalhos de Campo – Ensino Fundamental e Médio
Encontro com os Filósofos Matemáticos – Ensino Médio