EXPOSIÇÃO TRAN

Como parte das atividades curriculares de Arte e História, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental visitaram a Exposição Trans-Bordando em Chica, da artista Vanusa Bárbara, no Usicultura. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma viagem pela história de Chica da Silva por meio de peças de roupas, fotografias e um vídeo de registro do processo de criação do trabalho. As peças da estilista remetem à cidade de Diamantina, como os telhados, as treliças das janelas das casas, dentre outros elementos que marcam a arquitetura da cidade. Esculturas da boneca Abayomi, criadas pelo artista plástico Rogério Terra, também estavam presentes na cenografia da exposição, rememorando os brinquedos feitos de retalhos recortados das barras das roupas das escravas. “Confeccionadas pelas negras, as bonequinhas eram símbolo de força, vistas como mensageiras da felicidade, pois tinham como propósito aliviar a dor dos negros submetidos à escravidão”, explica a professora de História, Madalena Salles.