ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

postado em: projetos | 0

“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”

Para o jovem, o momento da escolha profissional não é algo simples e fácil, mas está permeado de influências sociais, componentes pessoais, limites e possibilidades. Assim, quanto mais o indivíduo compreender e conhecer esses fatores envolvidos, mais tendência terá na assertividade de sua escolha. O ato de escolha é, portanto, um ato político e social que reflete e repercute não só na vida do sujeito em questão, mas na realidade vigente do ser humano. Isso porque, embora a escolha seja uma decisão pessoal, não é um ato isolado. É sim, a resultante da interação e interlocução entre o mundo subjetivo e o mundo do trabalho. Escolher não é tarefa simples, sobretudo se pensarmos que essa escolha fundamental e crucial do sujeito acontece, principalmente, no período da adolescência. Desse modo, o Colégio John Wesley realiza o Projeto de Orientação Profissional, com o objetivo de ajudar o aluno a conhecer-se, conscientizando-o de sua ideias, conceitos, valores e mitos sobre o universo do mercado de trabalho, bem com subsidiar ao aluno, plano sobre o futuro e promover um movimento interior rumo ao conhecimento de si mesmo.Nesse projeto, os alunos participam de debates e palestras com psicólogos, visita a uma universidade, finalizando com o Seminário de Profissões.